top of page
Buscar

Terapia Comportamental Dialéctica (DBT): compreender emoções intensas

  • Foto do escritor: Bárbara Barros Viseu
    Bárbara Barros Viseu
  • 6 de jul.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de nov.


Imagem ilustrativa de Terapia Comportamental Dialéctica (DBT) e regulação emocional.

A Terapia Comportamental Dialéctica (DBT - Dialectical Behavior Therapy) é uma abordagem terapêutica desenvolvida pela Dra. Marsha Linehan. Originalmente criada para apoiar pessoas com Transtorno da Personalidade Borderline (TPB), demonstrou desde então ser altamente eficaz para qualquer pessoa que lide com elevada sensibilidade emocional, emoções intensas, impulsividade ou dificuldades nas relações interpessoais.


A  Terapia Comportamental Dialectica (DBT) combina estratégias de aceitação e de mudança, ajudando as pessoas a construir uma vida com sentido, através do ensino de competências práticas em quatro áreas fundamentais: mindfulness (atenção plena), regulação emocional, tolerância à angústia e eficácia interpessoal. É especialmente útil para quem sente as emoções de forma mais intensa ou mais rápida do que a maioria, experienciando frequentemente sentimentos de sobrecarga ou incompreensão.


Embora a  Terapia Comportamental Dialéctica (DBT) seja amplamente reconhecida pela sua eficácia no tratamento da BPD, é também utilizada no apoio a pessoas com depressão, ansiedade, perturbação de stress pós-traumático (PTSD), perturbações do comportamento alimentar e outras dificuldades relacionadas com a regulação emocional. A sua abordagem estruturada e compassiva oferece simultaneamente estabilidade e transformação a quem vive com intensidade emocional.


Este modelo complementa a minha abordagem integrativa e apoia os clientes na navegação de emoções intensas com maior resiliência e clareza.



 
 
 

Comentários


bottom of page